quinta-feira, 17 de junho de 2010

No ECE RJ avaliação é uma coisa muito boa


Avaliação é sinônimo de prova, castigo ou punição? Aqui no ECE RJ não!

No Programa de Monitoria e Estágios do ECE RJ a avaliação tem por objetivo fornecer informações que proporcionem melhoria no desempenho de cada jovem.

Utilizando como metodologia a auto-avaliação, a cada dois meses monitores e estagiários vivenciam o processo de tal forma que tenham consciência de suas aptidões, e o que ainda precisa ser desenvolvido.

Nesse sentido, a avaliação exerce função estratégica no desenvolvimento de competências básicas para a inserção e manutenção no mercado de trabalho!

"O foco fundamental do Programa de Monitoria e Estágios do ECE RJ é preparar o jovem para o ingresso no mercado de trabalho, através de uma série de vivências práticas nos diversos setores do projeto, e de um currículo de capacitação básica para a trabalhabilidade. Os jovens frequentam o Programa de Monitoria no contra-turno da escola, em jornada de quatro horas, recebendo uma bolsa mensal. No decorrer do Programa são indicados, com prioridade, através do Balcão de Oportunidades, para programas de Jovem Aprendiz e estágios em empresas.”

terça-feira, 8 de junho de 2010

Jovens do ECE RJ discutem projeto de lei

Uma novidade está esquentando as aulas de Cidadania do Programa de Monitoria e Estágios do ECE RJ... Os jovens participam de um Juri Simulado, discutindo projetos de lei que estão no nosso Congresso.

Na aula do dia 17.05.10 o assunto colocado em discussão foi o projeto de lei que obriga parentes a fazer exame de DNA, em caso de morte ou sumiço do suposto pai.

Após apresentação de um vídeo apresentando o assunto, os jovens são divididos, por sorteio, em: Juiz, Promotores, Advogados de Defesa e Jurados. Dessa forma, debatem sobre o tema e em seguida os jurados votam "a favor ou contra" o Projeto de Lei. O Juiz então dá o veredito final!

Nesse caso específico, a maioria do grupo foi a favor do projeto de lei. Levando em consideração o fato de que é direito da criança conhecer a origem da sua paternidade. E que mesmo na ausência do pai, muitas vezes dessa maneira, a criança passará a ter "avô, avó, tias, primos" que então nem saberiam da sua existência!

Muito mais importante do que a decisão final, é a oportunidade dada para os jovens exercitarem a expressão, o raciocínio e amadurecerem o senso crítico.

Abaixo o vídeo utilizado para o debate na aula ( Jornal Hoje - Vai dar o que falar):

Congresso pode aprovar lei que obriga até parentes do pai a fazer DNA

"O Programa de Monitoria e Estágios do ECE RJ consiste em um Curso de Competências para o Mundo do Trabalho, que o jovem monitor frequenta três vezes na semana, no contraturno da escola, sendo um dia nas oficinas de capacitação para a trabalhabilidade e os dois demais para atuação prática nos setores, de acordo com a distribuição na escala, produzida pela Coordenação do Programa. Todos recebem ao mês uma ajuda de custo. No decorrer do Programa são indicados, com prioridade, através do Balcão de Oportunidades, para programas de Jovem Aprendiz e estágios em empresas.”