quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Jovens aprovam o Projeto Reforço Novo ENEM no Espaço Cantagalo

Oportunidade única, valiosa, de extrema utilidade para o acesso à Universidade. É desta forma que de uma maneira mais geral os nossos alunos, e a nossa própria equipe está avaliando a instalação da tele-sala do Projeto Reforço Novo ENEM no Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.

O ensino superior é estratégico para o Brasil enquanto nação e faz toda a diferença para os jovens, especialmente para os oriundos de camadas populares, para a superação da pobreza, para a diminuição das desigualdades sociais.

Uma reportagem publicada no jornal O Globo (09/09/2009) evidencia bem este desafio. Diz o texto ”apenas 10% dos brasileiros terminam o ensino superior”, em contraste com a média de 34% de outros países. O Brasil é o último colocado entre 36 países pesquisados pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).

Desafio gigantesco uma vez que o que está colocado para o terceiro milênio é a sociedade do conhecimento e da inovação, condição para um “lugar ao sol” neste novo mundo.
Entre os jovens, das favelas e periferias, a universidade historicamente se colocou como algo inatingível, fora de seus sonhos. Haja visto que mesmo a inscrição para o ENEM, passo fundamental para o acesso, ainda está muito aquém do necessário, e diria até mesmo, do possível. Qualquer pesquisa ou levantamento revelará.

A avaliação de nossos jovens, sobre a oportunidade que estão tendo, retrata estas linhas:

-- “O professor de biologia é show de bola! É engraçado e nunca perde o foco. Ah, e o de física também!” – Vanderson Alves, 17 anos
- “Já utilizei o mecanismo para tirar as dúvidas, e funcionou bem. Mas os professores explicam muito bem as coisas, e quase não ficamos com dúvidas. Estou aprendendo muita coisa com o curso.” – Marcos de Lima, 18 anos
- “Acho as aulas muito longas. Cada uma dura em média 1 hora e 40 minutos sem intervalo. Seria melhor se fossem dadas três disciplinas diferentes por dia com menos tempo de duração cada uma, ao invés de duas tão longas.” – Jenderson da Silva, 17 anos
- “A maioria das aulas são bem interessantes. A de matemática, por exemplo, é meio complicado de entender. Esse jeito de ser por transmissão dificulta um pouco.” – Andréia Barros, 18 anos
- “Estou achando tudo ótimo! Só alguns professores que explicam muito rápido, como o de matemática.” Iene Bezerra, 18 anos.
- “Apenas quando chove ou venta que a transmissão falha um pouco.” – Andréia Barros, 18 anos

Esta oportunidade, a do Reforço Novo ENEM, na metodologia de tele-sala, que democratiza o acesso à aulas de qualidade, vai além da oportunidade senso estrito, é um passo de qualidade para que o jovem coloque a universidade no seu horizonte de vida, incorpore em seus sonhos, bom para ele, fundamental para a sociedade brasileira.
A iniciativa é fruto de uma parceria do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.
Veja também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário